Planisférios

Um planisfério da Terra, ou mapa-múndi, é uma carta geográfica que representa todo o globo terrestre em duas dimensões. A planificação sempre resulta em distorções da superfície da Terra.

Mais: Planisférios Históricos

 

◄ Mapas

 

Planisferio mundo

 

 

Planisfério político de Robinson - Centro na América. Essa projeção, desenvolvida pelo geógrafo estadunidense Arthur H. Robinson, por volta de 1915, mantém uma melhor aparência geral dos continentes, mas com grandes distorções em altas latitudes. Em vez de definir sua projeção por equações matemáticas, Robinson adotou um processo de interpolação com base em tabelas.

 

 

Planisfério político de Mollweide - Centro na América. Essa projeção cartográfica, em que o globo terrestre é transformado em uma elipse de área equivalente, foi elaborada pela matemático e astrônomo alemão Karl B. Mollweide (1774-1825).

 

Winkel Tripel mundo

Mundo Mercator

 

Mapa mundo

 

Mundo plano

 

Planisferios

 

Mapa Brasil

 

Imagem planificada do mundo, projeção plate carrée.

 

 

Mundo Robinson

 

Imagem mundo

 

Africa planisferio

 

Planisfério político de Mollweide interrompido - Centro na África. Essa representação resulta em uma melhor aparência geral dos continentes, comparada com o planisfério contínuo de Mollweide.

 

 

 

Mapa Mundo

 

Planisfério político em projeção plate carrée (quadrado plano, em tradução livre do francês). Essa é uma projeção cilíndrica equidistante, que possui uma grade de longitudes e latitudes formada por quadrados. É atribuída a Marinus de Tiro, cerca do ano 100 da Era Cristã, cujos trabalhos foram referidos por Ptolomeu. As distorções em altas latitudes são muito elevadas.

 

Planisfério Winkel Tripel. Essa projeção foi desenvolvida pelo cartógrafo alemão Oswald Winkel, em 1921. Aqui, o termo tripel vem do alemão, significando uma combinação de três elementos. Nessa projeção, Winkel buscou minimizar a soma das distorções em área, distância e direção.

 

Planisfério físico de Mercator - Centro na África. A projeção de Mercator foi apresentada, em 1569, pelo matemático e cartógrafo flamengo Gerardus Mercator. É uma projeção cilíndrica, em que os meridianos são representados como linhas paralelas verticais. Nessa projeção evita-se representar as regiões polares, onde as distorções são elevadíssimas.

 

 

Planisfério físico de Mollweide - Centro na África.

 

 

Planisfério físico da CIA, em PDF, com projeção de Robinson.

 

 

Planisfério político de Mollweide - Centro na África.

 

 

Planisfério político de Mollweide - Centro na Ásia.

 

Copyright © Guia Geográfico - mapas do mundo planificado da superfície do Planeta Terra, Geografia.

 

 

 

Mapas Geográficos

 

 

 

 

Planisférios